20/04/2024

Projeto de Fábio Garcia para reduzir contas de luz avança no Congresso e tem simpatia do governo federal

Segundo o projeto, a ANEEL deve fazer a destinação integral dos valores que constituíram um crédito de mais de 60 bilhões, após habilitação perante a Receita Federal

Assessoria
Assessoria

O Projeto de Lei 1280/22, de autoria do senador Fábio Garcia (União), que busca a redução nas contas de luz dos brasileiros utilizando créditos tributários, avançou no Congresso e já é visto com bons olhos pelo governo federal.

A proposta do senador mato-grossense disciplina a devolução dos tributos recolhidos a maior pelas distribuidoras de energia elétrica e altera a Lei nº 9.427, de 26/12/1996 para assegurar a destinação integral, em proveito dos consumidores, dos valores retidos pelas distribuidoras em razão de recolhimento indevido.

Fábio Garcia se reuniu nesta segunda-feira (23) com gestores do ministério de Minas e Energia, ministério da Economia e da Casa Civil, onde detalhou o projeto. O texto foi muito bem recebido pelo governo federal, por atender a necessidade de soluções práticas para regularizar esta situação e reduzir os recentes reajustes da energia elétrica que impactam muito a economia doméstica e empresarial. Segundo o senador, o projeto tem grandes chances de ser aprovado no Congresso.

“Com esse projeto de lei, estamos garantindo que o consumidor de energia elétrica usufrua do benefício de forma imediata, o que certamente promoverá um alívio nas suas despesas. A medida, inclusive, permitirá que os consumidores coloquem suas contas em dia, o que reduzirá a inadimplência junto às distribuidoras e que já foi por elas apontada como causa de desequilíbrio econômico-financeiro de seus contratos”, pontuou.

A apresentação do projeto foi decidida pelo senador mato-grossense ao final da audiência pública realizada no dia 17, pela Comissão de Infraestrutura do Senado. Na ocasião, o senador Fábio Garcia apresentou esta solução técnica, objetiva e factível para reduzir as tarifas, cujos aumentos estão afetando de forma dramática toda a sociedade, somados aos reajustes dos combustíveis, gás de cozinha e alimentos.

Segundo o projeto, a ANEEL deve fazer a destinação integral dos valores que constituíram um crédito de mais de 60 bilhões, após habilitação perante a Receita Federal. Uma decisão do STF determinou a exclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS da base de cálculo das contribuições para o PIS/PASEP e COFINS, gerando o crédito tributário que pertence, na verdade, aos consumidores de energia elétrica.

RECURSOS PARA REDUZIR AUMENTOS

Com o projeto de Fábio Garcia, a Lei nº 9.427 recebe alterações significativas. O artigo 3º determina que a ANEEL promova, nos processos tarifários, a destinação integral, em proveito dos usuários de serviços públicos, dos valores retidos pelas distribuidoras relacionados às ações judiciais transitadas em julgado sobre a cobrança indevida do ICMS na base de cálculo das contribuições para o PIS/PASEP e COFINS.

Nos processos tarifários, a ANEEL deve fazer a compensação total dos créditos habilitados perante a Receita Federal. A destinação dos recursos será feita no primeiro processo tarifário subsequente à habilitação do crédito tributário perante o órgão fazendário competente. A ANEEL promoverá revisão tarifária extraordinária com vistas a efetuar a destinação dos valores pagos indevidamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.ancoranoticias.com.br/noticia/11877/projeto-de-fabio-garcia-para-reduzir-contas-de-luz-avanca-no-congresso-e-tem-simpatia-do-governo-federal

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
CNH

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
CNH

Powered by WP Bannerize