De acordo com um levantamento do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o estado é o quarto maior exportador brasileiro.

(por Por Luzimar Collares, TV Centro América)

Foto: TVCA/Reprodução

As exportações cresceram mais de 30% entre janeiro e maio deste ano em Mato Grosso, se comparadas com o mesmo período de 2021. O estado bateu o recorde histórico, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Conforme a pesquisa, Mato grosso é, atualmente, o quarto maior exportador brasileiro, só fica atrás dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O volume de vendas de produtos do estado para outros países subiu 32% e o principal produto exportado foi a soja.

Segundo o Ministério da Indústria, dos U$ 14 bilhões exportados, só a soja somou U$ 9 bilhões nesse período.

saldo da balança comercial no período analisado, ficou positivo em U$ 12,2 bilhões, um recorde histórico para o estado.

Exportação da carne bovina cresceu 67% neste ano em Mato Grosso — Foto: Ministério da Agricultura/Divulgação

Foto: Ministério da Agricultura/Divulgação

De acordo com o historiador Alfredo da Mota Menezes, outro destaque foi a exportação da carne bovina, que cresceu 67% neste ano.

“A China é a grande importadora dos produtos de Mato Grosso, não só da soja. Ao todo, 43% do que o estado exportou nesse período foram para os chineses. O aumento da exportação deste ano é maior do que o saldo comercial de 2021. Mato Grosso, mesmo com a população não tão grande, possui um setor produtivo que chama a atenção”, disse.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/06/24/exportacoes-crescem-mais-de-30percent-em-cinco-meses-em-mt-e-estado-bate-recorde-historico-diz-pesquisa.ghtml