A princípio, os atendimentos serão feitos em quatro pontos estratégicos

Centros Odontológicos atenderão pacientes com suspeita de covid-19 na Capital

Foto: Prefeitura de Cuiabá

 

A Clínicas Odontológicas da Capital passarão a atender pacientes com suspeita de covid-19. A medida visa ampliar o atendimento, tendo em vista o aumento no número de casos da doença que vem sendo registrado nas últimas semanas.

A princípio, os atendimentos serão feitos em quatro pontos estratégicos. Trata-se dos Centros de Especialidade Odontológica dos bairros Osmar Cabral e Dom Aquino, como as Clínicas Odontológicas dos bairros Loblon e CPA III.

Essas unidades terão, ao menos, dois médicos para realizar o atendimento. Serão colocados dois clínicos por unidade, a fim de tender a demanda que estão nas grandes unidades básicas de saúde, como UPAs e policíclicas, e reforçando que o atendimento será somente para pacientes com sintomas gripais.

A medida visa garantir o atendimento de pelo menos 120 pacientes por unidade. Com o aumento no número de casos de coronavírus e a ameaça de uma nova onda da doença, as Upas e Policlínicas da Capital têm recebido uma grande demanda de pacientes. Isso refletiu na elevação no índice de ocupação de leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o chefe do Executivo municipal, a maioria dos pacientes com covid-19 que estão internados em UTI não tomaram sequer a segunda dose da vacina contra a covid-19.

“Levantamos todos os hospitais públicos e privados da Capital e detectamos que os pacientes que foram internados na UIT, 90% não tomaram a segunda dose. Então, isso é uma notícia muito triste, muito ruim, porque a vacina está aí pra todo mundo”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

O levantamento foi realizado pela equipe municipal da vigilância de doenças e agravos. “Eu não posso obrigar ninguém a tomar vacina, mas olha a consequência disso. Graças a Deus que o índice é pequeno, porque nessa nova onda as enfermarias que estão mais sobrecarregadas, mas isso é um alerta para a população”, finalizou.

 

 

fonte: https://www.leiagora.com.br/noticia/121410/centros-odontologicos-atenderao-pacientes-com-suspeita-de-covid-19-na-capital