O presidente do Legislativo sugeriu punição de 24 e 18 meses.

...

Divulgação

A Câmara Municipal de Querência (945 km de Cuiabá) decidiu afastar por dois anos o vereador Neiriberto Erthal (PSC), que sacou a arma contra o colega Edimar Batista (PDT), numa sessão plenária realizada no dia 21 de março deste ano. O parlamentar ameaçado também foi punido e ficará um ano e 8 meses afastado de cargo.

O Parlamento acatou o parecer da Comissão de Ética, que sugeriu aplicar uma punição, ao invés de cassar o mandato do parlamentar, o que o deixaria inelegível por 8 anos. O texto foi aprovada com 8 votos favoráveis e um contrário nesta segunda-feira (25).

Durante a sessão, o presidente do Legislativo, Telmo Brito (PDT), sugeriu que a punição fosse aplicada em 24 meses para Neriberto e 18 para Edimar.

“Eles têm que pagar pelo que fizeram. Eu acredito que esse seria a melhor pena possível para os dois vereadores, até mesmo porque isso tem que ser respeitado. Se o parecer da Comissão tivesse parecer para cassar, teria meu voto para cassar. Mas como é pela punição, eu deixo essa sugestão”, disse em plenário.

Após 4 horas de discussões, o pedido de afastamento foi aprovado.

O caso

Neiriberto, que é sargento da Polícia Militar e também professor, sacou uma arma de fogo contra o colega enquanto os vereadores discutiam sobre o aumento de mais duas cadeiras no Legislativo da cidade. Em dado momento do debate, os ânimos se exaltaram e o vereador acabou partindo para cima do colega. Um vídeo que circulou nas redes sociais flagraram o momento em que Neiriberto partiu para violência.

Na ocasião, os dois discutiram e trocaram socos. Neriberto chegou a ficar preso após ser detido por uma equipe da Delegacia de Querência, com apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), em Cuiabá.

Na ocasião, o parlamentar alegou que toda a situação desencadeou durante o “momento de fúria”. Em abril deste ano, ele foi denunciado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e também virou réu por “tentativa de homicídio”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.folhadacidademt.com.br/noticias/conteudo/camara-afasta-dois-vereadores-por-briga-durante-sessao/117860