29/03/2024

Câmara afasta dois vereadores por briga durante sessão.

O presidente do Legislativo sugeriu punição de 24 e 18 meses.

...
Divulgação

A Câmara Municipal de Querência (945 km de Cuiabá) decidiu afastar por dois anos o vereador Neiriberto Erthal (PSC), que sacou a arma contra o colega Edimar Batista (PDT), numa sessão plenária realizada no dia 21 de março deste ano. O parlamentar ameaçado também foi punido e ficará um ano e 8 meses afastado de cargo.

O Parlamento acatou o parecer da Comissão de Ética, que sugeriu aplicar uma punição, ao invés de cassar o mandato do parlamentar, o que o deixaria inelegível por 8 anos. O texto foi aprovada com 8 votos favoráveis e um contrário nesta segunda-feira (25).

Durante a sessão, o presidente do Legislativo, Telmo Brito (PDT), sugeriu que a punição fosse aplicada em 24 meses para Neriberto e 18 para Edimar.

“Eles têm que pagar pelo que fizeram. Eu acredito que esse seria a melhor pena possível para os dois vereadores, até mesmo porque isso tem que ser respeitado. Se o parecer da Comissão tivesse parecer para cassar, teria meu voto para cassar. Mas como é pela punição, eu deixo essa sugestão”, disse em plenário.

Após 4 horas de discussões, o pedido de afastamento foi aprovado.

O caso

Neiriberto, que é sargento da Polícia Militar e também professor, sacou uma arma de fogo contra o colega enquanto os vereadores discutiam sobre o aumento de mais duas cadeiras no Legislativo da cidade. Em dado momento do debate, os ânimos se exaltaram e o vereador acabou partindo para cima do colega. Um vídeo que circulou nas redes sociais flagraram o momento em que Neiriberto partiu para violência.

Na ocasião, os dois discutiram e trocaram socos. Neriberto chegou a ficar preso após ser detido por uma equipe da Delegacia de Querência, com apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), em Cuiabá.

Na ocasião, o parlamentar alegou que toda a situação desencadeou durante o “momento de fúria”. Em abril deste ano, ele foi denunciado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e também virou réu por “tentativa de homicídio”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.folhadacidademt.com.br/noticias/conteudo/camara-afasta-dois-vereadores-por-briga-durante-sessao/117860

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize