(por Luciana Nunes/ O Bom da Notícia)

Em entrevista esta semana à Rádio Capital FM, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) disse que a instalação de hidrelétricas no Rio Cuiabá pode acabar com algumas das mais importantes espécies de peixe da bacia do Pantanal.
Ao lembrar que na contrução, estas hidrelétricas precisam contruir barreiras, o que atrapalha a reprodução dos peixes.
“É no Rio Cuiabá que ocorre 50% do processo reprodutivo das mais importantes espécies de peixes da bacia do Pantanal, como pacu, pintado, cachara, piraputanga, dourado, dentre outros que, além de serem um recurso essencial à sobrevivência de aves, mamíferos e répteis, possuem um alto valor econômico e são fonte de renda para comunidades locais. Somente o Rio Cuiabá produz o correspondente a 50% do pescado de todo o Estado, demonstrando, ainda, grande vitalidade, mas caminhando em direção ao esgotamento de seus preciosos recursos” explicou.
O assunto voltou a tona nesta semana, após os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirem por 8 votos a 2, derrubar a lei estadual que proíbe a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Cuiabá.
Ao todo, existem 54 empreendimentos hidrelétricos no estado, sendo 47 Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidráulicas e sete usinas hidrelétricas, de acordo com levantamento da ANA. Esse número pode aumentar para 180, caso todos os projetos sejam efetivados.
Atualmente a secretaria de Estado de Meio Ambiente analisa estudos ambientais para o pedido de construção de 6 PCHs no rio Cuiabá.
O parlamentar ainda destaca que tal fato coloca o Meio Ambiente em risco e por isso não descarta afirmou acionar a Agência Nacional de Águas (ANA) a levar em conta o estudo contratado pela própria autarquia, o qual desencoraja a instalação das PCHs no Rio Cuiabá.
“O que é contraditório é como que a Maturati já conseguiu autorização da ANA. Sabe porquê? Porque, quando conseguiu, a ANA não tinha feito os estudos com a Eliseu Alves. A ANA não tinha, voava em uma noite escura, sem os aparelhos. Agora não, ele não conseguiria mais. E nós vamos provocar a ANA para caçar essa licença. ‘Como é que você deu?’ ‘Ah, dei, porque não tinha’. ‘Mas agora você tem!’”, disse Wilson.
Fonte: https://www.obomdanoticia.com.br/politica/wilson-diz-que-hidreletricas-no-rio-cuiaba-colocam-em-risco-reproducao-de-varias-especies-de-peixes/208763





