21/04/2024

Mauro se reúne com Toffoli, André Mendonça e Gilmar Mendes nesta terça

Os encontros começarão a partir das 16h, horário de Brasília

(por Eduarda Fernandes e Jardel P. Arruda – De Brasília – Ângelo Nascimento do Leiagora)

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT | Marcello Casal Jr – Agência Brasil
O governador Mauro Mendes (União) se reunirá com os ministros Dias Toffoli, André Mendonça e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta terça-feira (30). Na pauta, a obra da Ferrogrão e o temido parecer contrário da Advocacia Geral da União (AGU). Os encontros começarão a partir das 16h, horário de Brasília.

A primeira reunião será Dias Toffoli, às 16h. A segunda, às, 17h com André Mendonça. E a última, está prevista para começar às 18h45, com Gilmar Mendes

A Ferrogrão pretende ligar o município de Sinop ao porto de Miritituba, em Itaituba, no Pará.

Na reunião, Mauro quer demonstrar aos magistrados a importância dessa ferrovia para a Estado, especialmente em relação à produtividade. O governador espera que seus argumentos sejam suficientes para convencer os ministros, mesmo diante do posicionamento da AGU.

O chefe do Executivo argumenta que ferrovia vai correr ao longo de uma rodovia existente, que passa muito longe de terra indígena e classifica isso como um detalhe que encontraram “como desculpa para barrar” a obra. “É um absurdo, eu chamo isso de lesa pátria”, declarou à imprensa nessa segunda-feira (29).

Na semana passada, a AGU atendeu um pedido do Ministério dos Povos Indígenas e alterou o parecer na ação que tramita no STF referente à inconstitucionalidade da lei que permite a construção da Ferrogrão. O documento enviado na sexta-feira (26) à Corte será analisado durante o julgamento que está marcado para esta quarta-feira (31).

Fonte: https://www.leiagora.com.br/noticia/138109/mauro-se-reune-com-toffoli-andre-mendonca-e-gilmar-mendes-nesta-terca

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize