Colaboração para Tilt*

Logo da Neuralink à frente de retrato de Elon Musk
Imagem: Dado Ruvic/Reuters
Elon Musk anunciou hoje o primeiro implante do chip cerebral da Neuralink em um ser humano. O dispositivo tem como objetivo permitir que pessoas com paralisia controlem equipamentos externos com seus pensamentos.
O que são os chips da Neuralink?
Comunicação entre o cérebro e as máquinas. Fundada por Musk e uma equipe de cientistas e engenheiros em 2016, a Neuralink é uma empresa de neurotecnologia dedicada a construir canais de comunicação direta do cérebro com as máquinas.
Musk quer conectar o cérebro com computadores para permitir o download de informações e memórias das profundezas da mente, como no filme de ficção científica “Matrix”, de 1999.
Além de usar a tecnologia para tentar tratar condições como cegueira, paralisia e outras doenças neurológicas, o bilionário expressou ambições de usar um chip para alcançar a telepatia humana. Isso, segundo ele, ajudaria a humanidade a prevalecer em uma guerra contra a inteligência artificial. Musk também disse que quer que a tecnologia forneça às pessoas uma “supervisão”.
Para isso, nos últimos oito anos, a empresa vem desenvolvendo este chip de computador projetado para ser implantado no cérebro e monitorar a atividade de milhares de neurônios, com comunicação direta com computadores por meio do pensamento.
O chip consiste em uma pequena sonda contendo mais de 3.000 eletrodos ligados a fios flexíveis mais finos que um fio de cabelo humano. O implante, chamado “Link”, seria colocado dentro do cérebro humano por meio de uma cirurgia invasiva.
Os primeiros testes foram realizados em macacos e porcos. Musk apresentou a tecnologia Neuralink em 2019, mostrando um porco com um chip implantado no cérebro e um vídeo de um macaco jogando pong com a mente.
Porém, o potencial das ICCs (Interface Cérebro-Computador) vai muito além de animais jogando. Considerando o uso clínico desse tipo de chip, a tecnologia foi projetada para registrar sinais elétricos de neurônios no córtex motor e, em seguida, enviar os sinais para um computador onde são exibidos como texto.
Fote: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2024/01/31/saiba-o-que-sao-os-chips-cerebrais-da-neuralink.htm





