(Por Vinicius Mendes |Gazeta Digital)
Chico Ferreira
Em portaria publicada no Diário do Ministério Público Federal (MPF) de quarta-feira (3), o procurador da República Guilherme Fernandes Ferreira Tavares instaurou inquérito civil contra o empresário do ramo gastronômico Ale Arfux, para apurar possíveis danos ambientais com a manutenção de um quiosque na margem do córrego Salgadeira, em Chapada dos Guimarães.
Ale Arfux é um dos pioneiros na venda do tradicional lanche “baguncinha” em Cuiabá e proprietário de uma famosa pizzaria na Capital. Ele possui um quiosque no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e chegou a ser autuado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que constatou uma infração ambiental.
O ICMBio também lavrou um Termo de Embargo contra o empresário. O representante do MPF considerou o auto de infração do instituto e resolveu instaurar um inquérito civil para apurar o possível dano ambiental em área de preservação permanente (APP).
“Apurar a infração ambiental constatada pelo ICMBio, […] em face de Ale Arfux, por impedir regeneração natural da vegetação nativa em área de preservação permanente, através da manutenção de quiosque à margem direita do córrego Salgadeira, no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães”.
Fonte:https://www.gazetadigital.com.br/editorias/judiciario/criador-do-baguncinha-investigado-por-dano-ambiental-com-quiosque-na-salgadeira/767261
