29/04/2024

Botelho e lojistas debatem ações de combate aos furtos de fios de cobre e violência em Cuiabá

Hoje, a segurança no Centro Histórico é um problema que afeta diretamente os comerciantes

(Por DA ASSESSORIA | Em Foco)

Fotografo: Itimara Figueiredo
...

Sem Legenda

Hoje, a segurança no Centro Histórico é um problema que afeta diretamente os comerciantes, consumidores e moradores do local. O combate ao furto de fios de cobre de instalações elétricas em residências e lojas, no Centro de Cuiabá, por exemplo, foi um dos temas da reunião desta quinta-feira (6), no Palácio do Comércio, com o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, autoridades municipais, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) e empresários,

De acordo com o presidente da Associação Comercial do Centro Histórico, João Batista de Abreu, a situação está insustentável e precisa ser combatida de forma enérgica. Explicou que houve aumentou do número de moradores de rua, fato que agrava, ainda mais o problema.

“São quase 1,5 mil pessoas em situação de rua, usuários de drogas, que furtam a fiação de cobre das instalações elétricas para venderem como sucata. Por isso, nos unimos para combater esse grave problema no centro de Cuiabá, que ocorre sempre à noite. A reunião é para pedirmos socorro, pois está insustentável. Os pontos de uso de drogas só aumentam. Queremos um projeto para combater a venda ilegal de drogas e mais policiamento noturno”, explicou Abreu, que também sofreu prejuízos com o furto da fiação da sua loja.

Botelho disse que estuda a apresentação de projeto de lei para o cadastro de vendedores de sucatas, normatizando o setor para facilitar a fiscalização e combater a venda de produtos furtados. “O assunto é grave e urgente. Fico entristecido de ver essa situação do Centro Histórico de Cuiabá. Não queremos que isso aqui fique como a cracolândia de São Paulo. Então, vamos agilizar o projeto na Assembleia Legislativa”, destacou o deputado.

Além de pessoas em situação de rua, o Centro de Cuiabá vivencia uma fase difícil com diversos casarões abandonados sendo deteriorados com a ação do tempo. “Morar na rua não é opção! Vamos fazer o enfrentamento. Defendo que essas pessoas sejam acolhidas, tenham oportunidades de tratamento médico, psicológico, trabalho e acolhimento espiritual. O envolvimento das igrejas é fundamental para ajudar a retirar as pessoas das ruas e do mundo das drogas”, disse Botelho, ao declarar que ações enérgicas são necessárias, mas com critérios.

Botelho também mencionou a importância de execução de um programa de moradia, reduzindo significativamente o déficit atual do setor habitacional na cidade.

Força-tarefa – Também participaram representantes da Defensoria Pública, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAM, do Muxirum Cuiabano- Associação Cuiabana de Cultura, da Academia Mato-grossense de Letras, da Secretaria de Segurança Pública, da Secretaria Municipal de Cultura e Associação Comercial de Cuiabá e Conselho de Segurança.

Fonte:https://www.mtemfoco.com.br/noticias/conteudo/botelho-e-lojistas-debatem-acoes-de-combate-aos-furtos-de-fios-de-cobre-e-violencia-em-cuiaba/152792

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize