Dr. Hely (PV) se torna o deputado estadual com maior número de legislaturas da história do estado
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/I/A/h8QGTxSRGv3FVB62cpFg/al-mg.jpg)
Após a deputada estadual Macaé Evaristo (PT) ter aceitado o convite do presidente Lula (PT) para ser ministra dos Direitos Humanos, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais voltará a ter em seu quadro uma figura conhecida da política mineira. O suplente da petista, Dr. Hely Tarqüínio (PV) retorna à Casa Legislativa para exercer seu oitavo mandato, tornando-se o parlamentar com mais legislaturas da história do estado.
Eleito para seu primeiro mandato em 1991, Dr. Hely é natural de Uberaba, no Triângulo Mineiro, mas sempre representou os interesses de Patos de Minas, onde exerceu sua profissão enquanto médico-cirurgião. Na Assembleia, cumpriu dois mandatos consecutivos entre 1991 e 2003. Em 2007, foi eleito para o quarto mandato e emendou novas legislaturas até 2022.
Nas eleições passadas, obteve pouco mais de 36 mil votos e ficou como primeiro suplente da federação PT-PV-PCdoB. Aos 84 anos, também será o deputado mais velho da legislatura.
Nesta segunda-feira, Lula formalizou sua decisão por Macaé Evaristo, que ocupará o posto deixado por Silvio Almeida, que foi demitido há três dias após ser alvo de denúncias de assédio sexual. O petista tinha o interesse de indicar uma mulher negra para o cargo.
Com essas mudanças, o PT perde uma cadeira e passa a ter 11 representantes. O PV por sua vez, passa a ter cinco. Na composição ministerial, contudo, o partido ganhou fôlego e agora chefiará 13 dos 39 ministérios.
Professora de formação, Macaé Evaristo começou sua carreira política enquanto secretária municipal de Educação em 2005. Em 2013, no governo Dilma Rousseff (PT) assumiu o cargo de secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.
Entre 2015 e 2018, foi secretária de Educação na gestão estadual do governador Fernando Pimentel. Seu primeiro cargo eletivo foi de vereadora de Belo Horizonte, em 2020, e dois anos depois foi eleita deputada estadual para seu primeiro mandato. Ela também é prima da escritora Conceição Evaristo.
Fonte: https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/09/09/com-indicacao-de-macae-evaristo-para-ministerio-de-lula-ex-deputado-retorna-a-assembleia-para-oitavo-mandato.ghtml