
Pequeno produtor conseguiu produzir 130 sacas de café em apenas um hectare.
Desenvolvido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), um projeto aposta no uso estratégico de abelhas nativas e exóticas para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos grãos de café.
A iniciativa tem como objetivo atender a agricultura familiar, impulsionando a produção com a aplicação de técnicas de polinização por abelhas. O projeto é desenvolvido em cinco lavouras, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.

João Bosco, pesquisador da Empaer e coordenador do experimento, afirma que a tecnologia tem demonstrado resultados animadores: “Conhecemos produtores que conciliaram a polinização e chegaram a produzir 130 sacas de café em apenas um hectare”.
Ensaios semelhantes realizados no Espírito Santo e na Bahia, obtiveram uma média de 17% a 30 % de rendimento na produção, podendo alcançar uma marca ainda maior. Esse parâmetro também é esperado em Mato Grosso.
Para além da produtividade, a pesquisa estimula a conservação ambiental, uma vez que auxilia na conservação das abelhas nativas do estado, e também investiga a importância da apicultura migratória, em que os produtores podem deslocar os enxames em suas propriedades durante a florada.
Fonte: https://primeirapagina.com.br/agro/projeto-utiliza-abelhas-para-aumentar-em-ate-30-produtividade-de-cafezais/