29/04/2024

Servidores da Educação de MT não acatam decisão judicial e mantêm greve; governador faz nova proposta

Uma nova assembleia geral deve ser marcada para decidir se greve continua em MT.

(Por Cinthya Rocha e Marina Martins, Centro América FM)

Greve de servidores da educação de MT — Foto: Sintep-MT/Assessoria
Greve de servidores da educação de MT — Foto: Sintep-MT/Assessoria

Os trabalhadores da Educação se reuniram na tarde desta segunda-feira (5), em assembleia geral, e decidiram continuar a greve que já dura há 70 dias.

Eles decidiram não acatar uma decisão do Tribunal de Justiça que julgou na última terça-feira (30) a greve abusiva e determinou o retorno dos profissionais ao trabalho em até 72h, sob pena de multa de R$ 150 mil por dia de descumprimento.

Durante esse período eles tiveram o ponto cortado pelo Executivo, foram às ruas pedir dinheiro, por causa de dificuldades financeiras, e acamparam e fizeram vigília na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Em sua determinação, a Justiça ainda determinou que no prazo de 15 dias o Sintep deverá apresentar um calendário de reposição de aula. Ela também manteve a proposta ofertada pelo estado, por ocasião de audiência conciliação, no sentido de pagar os dias descontados daqueles profissionais que aderiram ao movimento.

Proposta

O governador Mauro Mendes (DEM) propôs, já no final desta segunda-feira, estabelecer uma regra clara quanto ao pagamento de RGA, a partir de 2020.

“Quando o estado de Mato Grosso estiver abaixo do limite de 49% da Receita Corrente Líquida, e isso deve acontecer já no próximo ano, nós usaremos 75% do espaço fiscal criado abaixo de 49% para pagar RGA de todos os servidores e 25% desse limite será utilizado para pagar ganhos reais de algumas leis de carreira, inclusive da educação. Nós temos 62% dos professores em sala de aula. Eu conclamo todos os profissionais da educação para que possam voltar a partir de amanhã”, disse o governador após reunião com alguns deputados estaduais de MT.

Além disso, Mendes propôs parcelar o ponto cortado dos servidores em duas vezes, sendo a primeira para o dia 15 de agosto e a segunda para o dia 30 do mesmo mês.

Uma nova assembleia geral deve ser marcada para decidir sobre a continuidade ou não da greve.

FONTE: https://g1.globo.com

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
TRANSPARENCIA

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize