28/05/2024

“Esperava retratação”, diz deputado sobre declaração de Taques

O deputado Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, voltou a criticar o governador Pedro Taques (PSDB) por conta de declarações que teriam sido feitas por ele em um evento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), esta semana.

Em nota, o parlamentar disse que Taques teve tempo para se retratar, mas não o fez.

O tucano teria dito que não acreditava em ameaças supostamente feitas pela Mesa Diretora da Assembleia, de acionar a Justiça por causa de atrasos nos repasses dos duodécimos ao Poder.

“Já que o governador alega que a imprensa se equivocou ao divulgar a nota, eu esperava que, no mínimo, ele fizesse um pronunciamento se retratando, lembrando que a assessoria de imprensa do governo teve tempo suficiente para esclarecer a sua fala”, disse.

Nininho ressaltou o esforço dos colegas de Parlamento para aprovar projetos de interesse do Governo.

Para o deputado, apesar do empenho, Taques teria “faltado com respeito” ao fazer tais declarações.

“Votamos mais de 20 projetos entre eles mensagens, PEC, decreto, etc. A maioria vieram (sic) em cima da hora. E ainda, votamos cerca de 30 projetos do Legislativo” justificou o deputado.

Na quinta-feira (22), durante evento de entrega de ambulâncias, realizado no Palácio Paiaguás, Nininho chegou a discutir com o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, por conta do episódio.

Declaração

A fala do governador, que foi criticada pelo deputado Nininho, foi dada por Taques na última segunda-feira (19), durante cerimônia de posse do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), desembargador Rui Ramos.

Na ocasião, um repórter questionou o governador sobre a possibilidade de a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acionar o Executivo para repassar cerca de R$ 80 milhões em duodécimo (repasses constitucionais) que estão em atraso.

“A Assembleia ameaça acionar o Executivo na Justiça sobre o duodécimo”, disse o jornalista.

“Nós conversamos com presidente Guilherme Maluf hoje, ele disse que isso não é verdade. Tenho certeza que um homem como o Guilherme Maluf e a Assembleia Legislativa não ameaçam ninguém, né”, respondeu Taques.

Confira a íntegra da nota divulgada pela assessoria do deputado Nininho:

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, fala sobre o motivo que o levou a cobrar esclarecimentos do governador Pedro Taques (PSDB), sobre uma declaração divulgada em nota no jornal A Gazeta, edição do dia 22 de dezembro.

Na nota o governador fala da falta de esforço para atender a demanda do Paiaguás, no que diz respeito à Reforma Tributária. Segundo Taques, “um homem como Guilherme Maluf e a Assembleia Legislativa não ameaçam ninguém”.

Nininho destaca que a Secretaria de Comunicação, teve oportunidade de falar sobre a nota veiculada em um jornal de ampla circulação. “Já que o governador alega que a imprensa se equivocou ao divulgar a nota, eu esperava que no mínimo ele fizesse um pronunciamento se retratando, lembrando que a assessoria de imprensa do governo, teve tempo suficiente para esclarecer a sua fala”, enfatizou Nininho.

“Votamos mais de 20 projetos entre eles mensagens, PEC, decreto, etc, a maioria vieram em cima da hora. E ainda, votamos cerca de 30 projetos do legislativo”, esclareceu o primeiro-secretário.

Segundo Nininho, ordenador de despesas da AL, tanto ele quanto o presidente Guilherme Maluf, foram notificados pelo MPE para tomar providências. “Não sou contra o pagamento do duodécimo, mas não sou a favor de jogar a culpa na Casa de Leis. Nós temos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a ser cumprido, estamos sujeitos a lei de responsabilidade fiscal. Eu sempre fui à favor do bom senso e do diálogo, e por   entender o momento de dificuldade que o estado enfrenta, sugeri que o excesso de arrecadação fosse incluído no TAC, e que seja feito um parcelamento dos repasses”, concluiu Nininho.

 

Fonte: www.midianews.com.br

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize