29/03/2024

Proposta de isentar de visto turistas de quatro países opõe Turismo e Itamaraty

Uma proposta do Ministério do Turismo de acabar com a exigência de vistos para a entrada de turistas de quatro países no Brasil colocou a pasta em oposição ao Ministério das Relações Exteriores.

Com o objetivo de estimular o turismo e investimentos estrangeiros no país, a medida prevê dispensar da exigência de visto durante dois anos os visitantes de Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália.

 Atualmente, os cidadãos desses países precisam obter visto em um consulado brasileiro. Em geral, o processo de emissão inclui o preenchimento de um formulário online, o pagamento de uma taxa, uma entrevista no consulado e a espera pela liberação do documento. A permissão costuma ser válida por dez anos e custa entre US$ 80 e US$ 160.

 A isenção chegou a ser aplicada entre 1º de junho e 18 de setembro do ano passado, durante a Olimpíada do Rio de Janeiro. Segundo dados do Ministério do Turismo, dos 163,1 mil visitantes dos quatro países na época, 74% aproveitaram a dispensa do visto. Em 2016, os turistas dessas nacionalidades representaram quase 15% dos 6,6 milhões de estrangeiros no Brasil.

 Os ministérios têm opiniões diferentes quanto sobre a proposta e sobre os resultados. Para o Ministério do Turismo, o custo e o processo de obtenção do visto são obstáculos às viagens ao Brasil. Para o Itamaraty a adoção da medida exige reciprocidade: os quatro países teriam de oferecer o mesmo benefício aos brasileiros.

A decisão vai depender dos resultados de uma série de reuniões entre representantes dos dois ministérios, da Casa Civil e da Presidência da República. O presidente Michel Temer pode tomar a decisão por meio da publicação de um decreto no “Diário Oficial da União”.

 No mês passado, um decreto do presidente Donald Trump que impõe restrições à entrada nos Estados Unidos de cidadãos de sete países também dificultou a obtenção de visto por brasileiros (veja no vídeo abaixo).

 Decreto de Donald Trump dificulta a emissão de vistos para turistas brasileiros.

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize