14/04/2024

CCJ aprova relatório do senador Cidinho sobre PLS do Bioma Pantanal

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta quarta-feira, 31, o relatório do senador Cidinho Santos (PR/MT) sobre o Projeto de Lei do Senado nº 750/2011, de autoria do senador licenciado e ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que dispõe sobre a Política de Gestão e Proteção do Bioma Pantanal.

O artigo 255 da Constituição define que os biomas são patrimônios nacionais e devem ser regidos por lei específica. O projeto de lei define os princípios e atribuições do poder público para a sustentabilidade do bioma Pantanal, com objetivo de promover sua preservação e conservação aliadas ao desenvolvimento econômico e social.

Questões como a recuperação de áreas degradadas, o ordenamento do turismo, mecanismos para combater o tráfico de animais e a biopirataria, o manejo dos recursos pesqueiros e da fauna silvestre estão contempladas no projeto.

“O Pantanal é considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2000 e o objetivo do ministro Blairo Maggi ao propor esse projeto é que tenhamos a riqueza do Pantanal preservada, não só para os mato-grossenses, mas para todos os brasileiros”, declarou Cidinho.

A proposta ainda abrange a promoção de pesquisas científicas na região, as políticas de saneamento básico, tratamento de resíduos sólidos e o estímulo a formas ambientalmente corretas na produção agropecuária, manejo florestal, agroextrativismo, silvicultura e geração de energia no bioma Pantanal.

O projeto segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e para a Comissão de Meio Ambiente (CMA), cabendo à última a decisão terminativa.

 

 

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize