17/05/2024

Primeira edição do projeto Brincar proporciona lazer para mais de 450 crianças e adolescentes

Durante o mês de julho, a garotada desfrutou de momentos de lazer, por meio da Gincana Interativa, que teve como tema o resgate de tradicionais brincadeiras

Com o intuito de oportunizar mais acesso ao lazer, principalmente no período de férias da garotada, a Prefeitura de Cuiabá realizou a 1ª edição do projeto Brincar. As ações aconteceram ao longo do mês de julho e atenderam mais de 450 crianças e adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFC), de 11 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Capital.

O projeto faz parte das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), com base na proposta de integração das unidades, como apoio para os serviços ofertados pelo município, idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro. Neste período, o Brincar promoveu o intercâmbio entre as unidades, trabalhando a conscientização do respeito, companheirismo e solidariedade, como princípio no convívio em sociedade.

“A construção das ações, a partir das práticas interativas, tem sido determinante dentro do processo de acolhimento do indivíduo em situação de vulnerabilidade. Quando inseridos nesse processo, podemos notar que eles começam a sentir-se parte integrante da sociedade, começam a reconhecer o valor e importância que têm na construção do mundo. E com o olhar sensível da nossa primeira-dama, estamos conseguindo avançar nos atendimentos, ofertando serviços de qualidade, que realmente possibilitem a mudança na vida dos nossos pequenos, amparando-os e preparando-os para o futuro”, destaca o secretário, Wilton Coelho.

Durante o mês de férias, a garotada desfrutou de momentos de lazer, por meio da Gincana Interativa, que teve como tema o resgate de tradicionais brincadeiras: rouba bandeira, amarelinha, jogos de dama, dominó e roda de conversa abordando temas sobre violência, família e educação ambiental. As brincadeiras foram desenvolvidas nos principais espaços de lazer da cidade, entre eles o Sesc Balneário, Parque Zé Bolo Flô e também as estruturas dos Cras.

“Com a metodologia do lúdico, a ideia foi resgatar essas brincadeiras, que no mundo globalizado ficaram esquecidas, e assim, promover entre as crianças e os adolescentes a comunicação funcional consigo e com o mundo do outro, ajudando-os a interagir com o meio e aguçando a criatividade. Isso possibilita mais acesso ao conhecimento, por meio da construção de novas relações afetivas e sociais, desenvolvidas de maneira integral. Esse é o objetivo central do Brincar e das demais ações ofertadas pela Secretaria dentro de uma proposta da gestão atual de equalizar e dignificar os serviços, levando qualidade de vida para todos, com um processo de inclusão social completo.  É um trabalho simples, mas com grande relevância na vida desses assistidos”, explica a coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência, Eva Nelson de Freitas.

Todos os encontros foram realizados com recursos próprios da Prefeitura de Cuiabá e ofertados de forma gratuita aos participantes, assim como vem sendo feito em todas as ações voltadas aos assistidos das unidades assistenciais do município. Nesta edição, o Brincar teve a participação das Secretarias de Assistência, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos. Também contou com a parceria do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e coordenações dos espaços públicos de lazer e os servidores municipais das unidades (facilitadores e orientadores sociais).

A previsão é que as ações do projeto também se estendam ao mês de outubro, quando celebra-se, no dia 12/10, o Dia da Criança.

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize