22/05/2024

Justiça eleitoral identifica mais de 25 mil indícios de irregularidades em contas de campanhas

Indícios de irregularidades em doações eleitorais no pleito deste ano somam 25.064 casos, em valores que somam R$ 53,7 milhões. O pente fino na campanha foi feito por órgãos que compõem o Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral — Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal (MPF), Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Receita Federal e Polícia Federal (PF) —, que agora devem apurar os dados.

Segundo o portal G1, entre as principais irregularidades encontradas estão artifícios empregados por empresas para fazer doações a candidatos, o que é proibido por lei. Também foram registrados casos de doações de cidadãos cadastrados no Bolsa Família, cujas doações são incompatíveis com a renda declarada, e doações em que o doador já havia falecido.

Caso as fraudes sejam confirmadas, doadores de campanhas, fornecedores e políticos beneficiados podem sofrer multa, suspensão de repasses de recursos públicos e até cassação do mandato no caso dos candidatos eleitos.

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br/politica

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize