18/07/2024

Em uma hora, chove mais da metade do que o esperado para abril

Mais de 15 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil apenas durante a manhã

A chuva de forte intensidade, registrada na manhã desta quarta-feira (3), em Cuiabá, atingiu em uma hora mais da metade da média

esperada para todo o mês de abril, de acordo com a Defesa Civil Municipal.

Ao todo, mais de 15 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil somente pela manhã. Em casos de chuva com forte intensidade, as consequências são: alagamentos, inundação e enxurradas.

Segundo o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer, na primeira hora de chuva, foram registrados 65 mm de precipitação, o que é considerado um volume de intensidade muito forte. A norma climatológica esperada para todo o mês de abril é de 117,8 mm.

 

“A partir da segunda hora, está sendo registrado de 8 a 15 mm. E, o pior, continua chovendo e com perspectiva de chover o dia todo. Então, somente hoje devemos ter uma chuva acima de 85 mm, o que será confirmado amanhã. Trata-se de uma chuva muito atípica em Cuiabá”, disse.

 

A orientação da Defesa Civil para a população que reside em área de risco, próximos à córregos e APPs (Áreas de Preservação Permanente), é de que coloquem seus pertences em locais elevados e documentos pessoais em sacos plástico para evitar que molhe.

 

“Dependendo da localidade, é recomendada a desocupação dessas casas, ir para a casa de um vizinho, parente, amigos, ou seja, locais que estão mais seguros”, recomendou o responsável pela Defesa Civil Municipal.

 

Já quem está no Centro da cidade e precisa atravessar ruas, em casos de alagamento e enxurradas, deve buscar locais abrigados, como de alvenaria.

 

“É importante evitar atravessar ruas sob enxurradas e pontos de alagamento, onde não se consegue enxergar onde vai passar. Pode ter buracos, a pessoa pode cair e se machucar. Em casos de descargas atmosféricas, o carro é um local seguro, caso esteja seco por dentro”, disse.

 

Fonte: http://www.midianews.com.br/

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize