19/04/2024

Juíza de MT é indicada ao STF e deputadas querem mais vagas para mulheres

Ju�za Amini Haddad Campos

Ajuíza Amini Haddad Campos, do Juizado Especial Criminal da Comarca de Várzea Grande, foi indicada à vaga do ministro Marco Aurélio Mello Supremo Tribunal Federal (STF), que deve se aposentar ainda neste mês. A mato-grossense é a segunda magistrada do estado a ser indicada à vaga que também pleiteada pelo juiz Mirko Vincenzo Giannotte, que atua na 1ª instância na Comarca de Sinop (478 km da Capital).

A indicação da juíza foi durante lançamento do Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara Federal. A deputada federal Rosa Neide (PT) defendeu a indicação junto ao Movimento Global Virada Feminina que se mobiliza por mais mulheres ocupando cargos em Supremas Cortes.

Nas redes sociais, a deputada estadual Janaína Riva (MDB) também endossou a indicação e elogiou a juíza pelo trabalho como operadora do Direito e ainda pela sua atuação na defesa de mulheres vítimas da violência doméstica.

Já a indicação do juiz de Sinop é encampada pela Anamages, que representa 1,2 mil magistrados de todo o país, e já manifestou apoio.

Os nomes são apresentados ao presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) que indicará o escolhido para passar por uma sabatina no Senado. Após o rito, segue para a Comissão da Constituição e Justiça (CCJ) que decide, através do voto secreto, se o indicado possui notável saber jurídico ou não. Aprovado pela CCJ, o indicado deve passar pela votação no Senado Federal e precisa ser aprovado pela maioria absoluta (dos 81 senadores, 41 precisam ser favoráveis a indicação). Por fim, o presidente faz a nomeação.

A magistrada, segundo documentos levados ao presidente, “cumpre todas as qualidades imprescindíveis, além de ser um nome independente, sem vínculo ou parentesco político, e comprometido, desde 1999, com o combate à violência contra a mulher”.

 

 

FONTE: https://www.rdnews.com.br/judiciario/juiza-de-mt-e-indicada-ao-stf-e-deputadas-querem-mais-vagas-para-mulheres/146547

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
CNH

Powered by WP Bannerize