29/03/2024

Eleições 2022: Inflação pode mudar voto de 3 em cada 10 eleitores

Inflação pode mudar voto da metade dos jovens e de 3 em cada 10 eleitores nas eleições de 2022, aponta Datafolha

Reprodução

O aumento da inflação pode mudar a intenção de voto de 3 a cada 10 brasileiros até o dia das eleições, no dia 2 de outubro, aponta pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (29) pela “Folha de S.Paulo”.

Entre os jovens de 16 a 24 anos, 51% indicam que mudariam o voto em razão do avanço dos preços. Na prévia de maio, os preços acumularam alta de 12,20%. Com este resultado, já são 9 meses seguidos com a inflação anual rodando acima dos dois dígitos.

Para a pesquisa, o Datafolha ouviu 2.556 pessoas acima de 16 anos em 181 municípios nos dias 25 e 26 de maio. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Do total dos eleitores, 12% indicam grande possibilidade de alterar a escolha em razão da inflação, enquanto que para 11% essa probabilidade é média, e, para 8%, pequena.

A pesquisa mostra ainda que os simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PL) são os mais suscetíveis a mudar o voto por causa da inflação (33%), enquanto entre eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apenas 23% estão propensos à mudança.

Desemprego e economia

Os entrevistados também avaliaram a influência da alta do desemprego e da piora da economia na escolha do voto até o dia 2 de outubro.

Ao mesmo tempo, o peso da evolução dos preços na decisão de voto é maior também entre desempregados e moradores da região Norte.

Entre os simpatizantes de Bolsonaro, uma elevação maior do desemprego não alteraria a intenção de 67%. Enquanto que entre os eleitores de Lula, esse percentual é de 78%.

Quando questionados sobre a piora da economia, os percentuais de respostas de que “não há nenhuma chance” de mudança de voto foram iguais às do desemprego entre os eleitores de Lula e Bolsonaro.

Fonte: https://mtpost.com.br/eleicoes-2022-inflacao-mudar-voto-eleitores/

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize