28/03/2024

Em meio a polêmica, deputado quer limitar cachês de artistas com dinheiro público

Em MT, prefeitos de 24 cidades estão na “mira” do MPE por gastos públicos com shows

(por Lucione Nazareth/VGN)

image
Reprodução

O deputado Célio Studart (PSD-CE), protocolou nessa quinta-feira (02.06) na Câmara dos Deputados projeto de lei que visa limitar gastos públicos nas contratações de artistas.

A proposta vem depois da polêmica sobre verbas públicas para shows em todo país. O Ministério Público de Mato Grosso e dos Estados de Minas Gerais, Roraima e do Rio de Janeiro, abriram inquéritos para apurar cachês milionários pagos para artistas. Em Mato Grosso, MPE apura gastos públicos com shows nacionais de 24 cidades .

A polêmica envolvendo gastos públicos com shows nacionais, principalmente sertanejos, começou após o cantor sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, usar indiretamente a tatuagem íntima de Anitta durante show em Sorriso (MT), para criticar a Lei Rouanet, em resposta, fãs da cantora iniciaram uma verdadeira “varredura” sobre o cachê dos sertanejos, pago com dinheiro.

No projeto apresentado pelo deputado Célio Studart estabelece que a soma anual dos contratos não pode ser superior a 1% do orçamento executado com base no ano fiscal anterior. “Nas contratações com fundamento no inciso II do caput deste artigo, é vedada a destinação de mais de 20% do teto estipulado pelo § 6º para um único artista”, diz trecho extraído do projeto.

Consta da proposta, que será gratuito o acesso aos eventos que contarem com a participação de profissional artístico contratado pelas Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Segundo o parlamentar, o principal objetivo do projeto “é impor limite orçamentário para contratação de profissional do setor artístico, de modo a barrar contratos em valores incompatíveis com a realidade orçamentária do ente federativo em questão”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.vgnoticias.com.br/politica/em-meio-a-polemica-deputado-quer-limitar-caches-de-artistas-com-dinheiro-publico/89379

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize