28/03/2024

Prefeito de Arenápolis retira luminárias de LED: “estamos recebendo na ponta esse grande benefício do Governo”

Objetivo do programa é transformar Mato Grosso no primeiro Estado 100% iluminado com LED

Prefeito de Arenápolis retira luminárias de LED do programa MT Iluminado – Foto por: Michel Alvim/Secom-MT

 

Arenápolis foi o primeiro município mato-grossense a retirar as luminárias de LED que fazem parte do Programa MT Iluminado, lançado pelo Governo de Mato Grosso. A prefeitura da cidade firmou convênio com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) para receber 2.368 luminárias.

A retirada foi realizada nesta quarta-feira (08.06) na Arena Pantanal, onde as luminárias estão armazenadas. Para o prefeito de Arenápolis, Éderson Figueiredo, as lâmpadas de LED vão trazer mais conforto e segurança para a população.

“Essa é uma grande conquista, com esse programa que deve ser inédito no país. Nós no município, estamos recebendo na ponta esse grande benefício que o Governo de Mato Grosso está trazendo para a população”, afirmou.

No total, o Governo de Mato Grosso adquiriu 385.489 luminárias, com o objetivo de transformar Mato Grosso no 1º Estado brasileiro com 100% de suas cidades totalmente iluminadas com LED. O Programa MT Iluminado representa um investimento de R$ 157 milhões e conta com a participação de 136 dos 141 municípios mato-grossenses.

Até o momento, 15 municípios já formalizaram convênios com a Sinfra-MT. São eles: Apiacás (800 luminárias), Arenápolis (2.368 luminárias), Bom Jesus do Araguaia (1.235), Juara (2.569), Matupá (1.945), Nobres (2.111), Nova Guarita (137), Nova Marilândia (629), Nova Maringá (670), Nova Monte Verde (857), Novo Santo Antônio (857), Rondolândia (350), Santo Afonso (276), Vale de São Domingos (446), Vila Rica (2.164)

O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, destaca a importância de os municípios apresentarem a documentação necessária para poderem retirar as luminárias. “Peço a todos que participam do programa que coloquem a documentação em dia, para que possamos o mais breve possível fazer as entregas desse grande programa de Governo. Vamos deixar todas as nossas cidades mais bonitas, iluminadas e com segurança”, afirmou.

Apenas Água Boa, Barra do Garças, Carlinda, Feliz Natal e Primavera do Leste não participam do MT Iluminado porque já tem programas próprios ou realizaram parcerias para a instalação de lâmpadas de LED.

Para formalizar o convênio com o Estado, as prefeituras precisam protocolar uma série de documentos na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), incluindo croqui do local a ser beneficiado, anotação de responsabilidade técnica da substituição das luminárias, quadro-resumo, registro fotográfico e declaração de execução. Os documentos necessários e outras informações sobre o MT Iluminado estão disponíveis em uma cartilha publicada no site da Sinfra-MT.

Após a assinatura dos convênios, as prefeituras serão responsáveis pelo transporte e instalação das luminárias, seguindo especificações técnicas da concessionária Energisa. Junto com o MT PAR, parceiro nesta ação do Estado, a Sinfra montou uma comissão técnica com nove servidores para a análise dos pedidos de convênio. As reuniões da Comissão são realizadas semanalmente.

O presidente da MT-PAR, Wener Santos, alertou que os municípios precisam informar a Energisa sobre a troca das lâmpadas, para efetivamente diminuir o gasto com iluminação pública. “Esse é um programa que com certeza vai melhorar a qualidade de vida do cidadão”, disse.

A licitação das luminárias foi dividida em quatro lotes, de 60W, 100W, 150W e 200W de potência. Os três primeiros lotes foram vencidos pela empresa Unicoba Energia, enquanto o último lote do Pregão Eletrônico é de responsabilidade da empresa Serraled.

Um cronograma de entrega das luminárias já foi estabelecido com a empresa Unicoba, que nesse mês de junho entregará 19.656 unidades. As entregas serão mensais até outubro, quando todas as luminárias serão entregues.

As luminárias de LED adquiridas pelo Governo do Estado vêm com tomada para acendimento automático no período noturno, corpo em liga de alumínio injetado de alta pressão, pintura eletrostática resistente à corrosão e garantia de qualidade total mínima de cinco anos, para todo o conjunto. Serão fornecidas completamente montadas e prontas para serem conectadas à rede de distribuição.

 

 

 

Fonte: http://www.mt.gov.br/web/sinfra/-/22224961-prefeito-de-arenapolis-retira-luminarias-de-led-estamos-recebendo-na-ponta-esse-grande-beneficio-do-governo-

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize