O primeiro edital será aberto nesta quarta-feira (8) e atenderá a região do bairro 7 de Maio

Prefeitura de VG abre licitação para construção de novas ETAs

Foto: Prefeitura de Várzea Grande

Várzea Grande dá início ao processo licitatório para construção de duas Estações de Tratamento de Água – ETAs. O primeiro edital será aberto nesta quarta-feira (8) e atenderá a região do bairro 7 de Maio.

Essa estação terá capacidade de produção de 125 litros de água por segundo e 10,8 milhões de litros de água por dia, e a previsão para construção é de até 08 meses.

A segunda a ser licitada, dia 14 de junho, será a ETA Barra do Pari, na região do Chapéu do Sol. Ela terá capacidade de tratar 250 litros de água por segundo e 21,6 milhões de litros de água por dia. A previsão é que a obra seja concluída em até 11 meses.

“A ETA Barra do Pari incrementará o que chamamos de Sistema 2, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Júlio Campos, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Petrópolis, Novo Mundo, Jardim dos Estados, Mapim, Glória, Santa Izabel, Paiaguás, São Matheus e São Simão”, explica o presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, Carlos Alberto Simões de Arruda.

Já a ETA que será construída no bairro 7 de Maio terá capacidade para atender ao menos 70 mil pessoas. “Esta ETA incrementará o Sistema 1, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Ulisses Pompeu, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Primavera, Vitória Régia, Costa Verde, Capão do Pequi”, pontuou.

Sobre a tecnologia das novas estações, Carlos Alberto explica que elas serão do tipo convencional. “Elas terão como operações unitárias as etapas de coagulação, que é quando adicionamos o produto químico; a floculação onde ocorre a aglomeração das sujidades; e decantação, que é o processo de separação da sujidade por gravidade, seguido da filtração, desinfecção e fluoretação”, detalha.

Uma novidade serão os projetos elétricos das ETA, que foram concebidos para otimização do consumo de energia sendo elas equipadas com inversores de freqüência para acionamento e regulação da vazão de captação.

“As duas unidades também captarão água bruta do Rio Cuiabá assim como as ETA antigas em operação, ou seja, de uma fonte que tem o risco muito improvável de secar”, acrescenta.

O prefeito Kalil Baracat (MDB) explica que uma das ETAs será construída com recurso próprio, por meio de financiamento da Caixa Econômica, e outra com recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 26 milhões e contrapartida do Município, são prioridades desta gestão.

“Os dois equipamentos são de suma importância para o sistema de abastecimento de água em Várzea Grande. Inclusive as obras de pavimentação na cidade vêm acompanhadas de rede de distribuição de água. Isso assegura que a água chegue às residências e estabelecimentos comerciais e industriais. Essas obras estão sendo antecipadas para evitar que após pronto, o asfalto seja perfurado para implantação das redes de distribuição, e, demonstra também nosso compromisso com a população e o zelo com os recursos públicos”, finalizou o emedebista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.leiagora.com.br/noticia/120201/prefeitura-de-vg-abre-licitacao-para-construcao-de-novas-etas