Manifestações do vereador são preconceituosas e extrapolam os limites da liberdade de expressão, segundo a OAB

(por Denise Soares do Leiagora)

Vídeo | Vereador chama beijo gay em espetáculo de 'aberração' e OAB-MT repudia

Foto: Câmara de Primavera do Leste

Uma fala do vereador Vado Valdecir (PSD), da Câmara Municipal de Primavera do Leste, considerada homofóbica, foi alvo de repúdio pela Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT). O parlamentar subiu na tribuna e classificou como ‘aberração’ o beijo de dois homens que se apresentavam em um espetáculo de dança na cidade.

A peça foi feita em uma escola particular na semana passada e o comentário foi feito na sessão de segunda-feira (27).

Vado recebeu apoio de um colega que defende a mesma linha conservadora, no entanto, também foi duramente criticado por outros vereadores, como a vereadora Wanessa Mello (MDB).

Para a OAB-MT, as manifestações do vereador são preconceituosas e extrapolam os limites da liberdade de expressão.

Na sessão, Vado diz que os vereadores não podem aceitar ‘aquela aberração’ no município.

Veja o vídeo

“Esperamos que não aconteça de novo. No ensaio se filtra, tem coisa que não agrada, que é contra a família. Não manda para o palco. Isso eu vou cobrar, sou contra. Homem beijando homem é um troço esquisito. Eu não concordo, mas quem fazer, fica à vontade. Imagina a criança assistindo um show e ver aquela situação?”, pontuou.

Na sequência, ele recebe apoio do vereador Luis Costa, que declarou que ‘não se trata de homofobia.

A vereadora Wanessa Mello criticou os vereadores.

“Homofobia é crime. Temos colegas e amigos que são [gays]. Vão cuidar da vida de vocês. Eles se beijaram, e daí?”, perguntou a parlamentar.

Em nota, a OAB-MT manifestou repúdio à expressão preconceituosa utilizada pelo vereador.

“Na semana do Dia do Orgulho LGBTQIA+ – 28 de Junho – ainda é preciso recobrar respeito mútuo, na construção de uma sociedade igualitária, inclusiva e que respeita a diversidade. A OAB-MT se opõe veementemente a todo preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, preconizando o bem-viver coletivo e os direitos instituídos em lei”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.leiagora.com.br/noticia/121485/video-vereador-chama-beijo-gay-em-espetaculo-de-aberracao-e-oab-mt-repudia