23/04/2024

Cuiabá realiza Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado

O atendimento nas unidades de saúde será das 8h às 16h30, sem intervalo para almoço

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá vão funcionar neste sábado (27), das 8h às 16h30, sem intervalo para o almoço, para o Dia D de Vacinação contra a gripe. A vacina estará disponível para toda a população acima de seis meses de idade.

A meta é ampliar a vacinação no município e imunizar, principalmente, as 218.204 pessoas que compõem os grupos prioritários. Apenas 48.328 pessoas destes públicos foram vacinadas, o que corresponde a 20,11%.

“A vacinação foi ampliada para toda a população, mas o nosso objetivo é vacinar, principalmente, o público dos grupos prioritários que são crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde”, afirma a cointerventora Catarina Célia de Araújo Amorim, que ocupa o cargo de secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

Para a vacinação, é preciso apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacina.

A vacina é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B).

Para adultos, o esquema é de dose única anual e as crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, podem tomar duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. O imunizante pode ser aplicado com outras vacinas, inclusive a da covid-19.

A campanha contra a Influenza termina no dia 30 de maio. Os principais sintomas da doença são febre, dor de garganta, tosse, coriza, dor no corpo e dor de cabeça.

A vacinação do grupo prioritário reduz o número de internações, complicações e óbitos, uma vez que a influenza é uma infecção viral aguda, de alta transmissibilidade e que afeta o sistema respiratório, levando a quadros graves da doença.

A oferta da vacina foi ampliada a toda população a partir de 6 meses de idade, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, e visa reduzir a circulação viral na população. A vacina contra Influenza pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.

Outros serviços

Além da vacinação contra a gripe, algumas unidades estarão realizando outros serviços. Na Unidade de Saúde da Família do Pico do Amor serão ofertadas todas as vacinas do calendário, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, coleta de CCO (Papanicolau) e pesagem para beneficiários do Bolsa Família.

A unidade do Baú/Lixeira vão ofertar testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), pesagem do Bolsa Família e palestras.

Na unidade básica do Bairro Renascer será realizada a atualização do calendário vacinal, consulta médica de pacientes já agendados, pesagem do Bolsa Família, coleta de CCO de pacientes já agendadas, e atualização do cadastro do Cartão SUS.

As unidades do Praeiro e Pedregal vão realizar a pesagem dos beneficiários do Bolsa Família. E a unidade do Leblon vai ter os serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, e também a pesagem do Bolsa Família.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.gazetadigital.com.br/editorias/cidades/mulher-fica-ferida-aps-capotar-veculo-em-estrada-de-terra/735182

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
TRANSPARENCIA

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize