21/04/2024

Pacientes agradecem governador por cirurgia: “Foram cinco anos de espera”

Mauro Mendes vistoriou a unidade de saúde neste sábado (27)

Assessoria

Os pacientes beneficiados pelo mutirão de cirurgias do antigo Pronto-Socorro de Cuiabá agradeceram o governador Mauro Mendes pela ação realizada pelo Gabinete de Intervenção do Estado – que está comandando a Saúde da Capital.

Mauro vistoriou a unidade na manhã deste sábado (27.05) e conferiu o andamento do mutirão, cuja meta é de realizar 150 cirurgias por semana. Estão sendo feitas cirurgias eletivas de retirada de vesícula, de hérnia, histerectomia, vasectomia e laqueadura.

O varzea-grandense Osvaldo Abage Delfino aguarda a cirurgia há mais de dois anos e agora finalmente poderá operar.

“O governador resolveu a situação mesmo, graças a Deus! Ele bota a mão em cima do trem e resolve. Isso é muito importante, e traz o bem para todos nós mato-grossenses. É pensar no próximo, no ser humano. Há quanto tempo as pessoas esperavam, morrendo na fila, né?”, relatou.

Quem também estava há anos aguardando a cirurgia era a cuiabana Isidoria de Oliveira França. Ela agora irá refazer os exames e já agendar o procedimento para retirada de uma pedra na vesícula.

“Eu tinha 79 anos quando entrei na fila e hoje estou com 84. São cinco anos esperando por isso. Eles falaram que iam ligar, e nunca aconteceu. Então isso foi muito bom porque agora a gente tem essa certeza que vai acontecer”, relatou.

Para o governador Mauro Mendes, o resultado da intervenção e do mutirão de cirurgias é “extremamente positivo”.

“Só hoje estão sendo feitas 31 cirurgias. Há mais de 60 pessoas passando pelo risco cirúrgico para agendamento das cirurgias nas próximas semanas. Nós já ultrapassamos 500 cirurgias e estou muito feliz com essa ação”, afirmou.

Para Mauro, mais do que uma ação de gestão, as cirurgias salvam vidas e minimizam as dores de quem precisa dos procedimentos.

“É muito dolorido você ver o sofrimento, a dor que essas pessoas foram submetidas por aguardar tanto tempo, anos até, para cirurgias simples, que podem ser feitas em um dia e no outro dia já ir para casa. E agora estamos conseguindo fazer os procedimentos até em pacientes que aguardam há poucos meses”, completou.

Também acompanharam a vistoria: a senadora Margareth Buzetti; os deputados federais Fabio Garcia e Abílio Brunini; os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Laice Souza (Comunicação); os vereadores Dilemário Alencar, Michelly Alencar, Sargento Joelson e Denilson Nogueira; a interventora Danielle Carmona e o co-interventor Hugo Lima.

Retomada de cirurgias

Desde o início da intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá, houve aumento de 50% nas cirurgias eletivas e de urgência nos três hospitais municipais.

O maior avanço foi no Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC), que retomou a realização de cirurgias eletivas em 10 de abril depois de mais de quatro meses de suspensão, e está fazendo mutirões de cirurgias.

Foram realizados 1.915 procedimentos cirúrgicos em 70 dias de intervenção, com esforço em curto prazo para a ampliação no quadro de médicos, abastecimento de medicamentos e insumos e reativação de leitos hospitalares. Nos 70 dias anteriores à intervenção tinham sido 1.281 procedimentos cirúrgicos.

No Pronto Socorro de Cuiabá foram realizadas 503 cirurgias durante a intervenção e, nos 70 dias anteriores, de 4 de janeiro de 2023 a 14 de março de 2023, foram apenas 54 procedimentos de urgência.

A divulgação de canais de atendimento da Central de Regulação também contribuiu com o aumento de cerca 80% na procura por agendamentos.

Os pacientes que estiverem aguardando procedimentos e quiserem consultar o andamento podem entrar em contato pelos telefones: (65) 3614-5561 ou pelo WhatsAPP nos números (65) 3614-5548 ou (65) 3614-5558.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.mtemfoco.com.br/noticias/conteudo/pacientes-agradecem-governador-por-cirurgia-foram-cinco-anos-de-espera/137461

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
TRANSPARENCIA

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize