25/05/2024

DE “CHAPA E CRUZ” Ator cuiabano diz que espectador brasileiro está “atento ao regionalismo” ao estrear longa na Capital; veja vídeo

Otaviano Costa é o protagonista de “Vidente por Acidente”, filme que recebeu o selo Disney para produções nacionais

Por Camila Ribeiro Da Redação | Hiper Notícia)

Ator e apresentador, Otaviano Costa

Costa, retornou à capital mato-grossense na última semana para lançar o seu novo filme, ‘Vidente por Acidente’, no cinema do Pantanal Shopping. A comédia recebeu o selo da Star+, empresa da Disney, para produções nacionais. Otaviano é o protagonista da trama. O HNT conversou com ator sobre o destaque que mato-grossenses estão recebendo na cena audiovisual do país. Ele disse que esse não é um fenômeno isolado em um recorte do Brasil, mas observa que o espectador está “atento ao regionalismo”, sendo este o momento de investir nesta janela de oportunidade.

“Não é só Mato Grosso, acho que o mundo mudou. Você pode ver quantas produções latino-americanas, produções européias, produções americanas que estão cruzando com latinos, com pessoas do outro lado do mundo, séries espanholas, séries israelenses. O que é fantástico é isso, que o nosso Brasil, especificamente, falando da gente, está cada vez mais atento a esse regionalismo, atores com sotaque próprio, com vida própria, que trazem uma mistura linda que essa miscelânia maravilhosa desse Brasil de tantos Brasis. Fico feliz que isso está acontecendo e será normal, tem que ser uma normalidade”, falou Otaviano Costa com exclusividade ao HiperNotícias.

Grupos que dominam o mercado, como a Disney, já entenderam esse cenário e estão investindo pesado neste nicho com produções disruptivas do ponto de vista cultural, desbravando pontos da cidade e pessoas, de modo que o público consiga se reconhecer nas cenas. No caso de ‘Vidente por Acidente’, a Star+ e a produtora parceira, a Conspiração, compraram essa ideia de Fabiano de acentuar características do “jeitinho brasileiro”.

“Quando o Bruno da Disney comprou essa ideia, pra mim foi surreal, imaginar que poderia um dia com uma ideiazinha pequenininha ganhar uma proporção dessas, especialmente com uma Disney Star+. Estou muito feliz”, contou o ator.

VEJA VÍDEO

CUIABÁ ESTÁ “CONSOLIDADA” NO AUDIOVISUAL, DIZ CINEASTA

O cineasta Bruno Bini, filho de família tradicional cuiabana, integra essa construção de talentos mato-grossenses. Em 2023, ele deu um grande salto ao encabeçar a produção de ‘5 Tipos de Medo’ que trouxe Bella Campos no papel de protagonista. A atriz, que também é de Cuiabá e cresceu no CPA, foi a responsável por apresentar ao público nuances da cidade por meio das locações exploradas no longa-metragem. Bruno Bini concorda com Otaviano no ponto que “atravessamos um momento de mudança”, em que os olhares estão voltados aos títulos com assinaturas regionais.

“Eu acho que a gente está passando por um momento de mudança mesmo no olhar direcionado para nossa produção cultural como um todo, mas existe um impacto muito notável na produção audiovisual, e isso tem a ver com mais produções estarem sendo realizadas fora do eixo tradicional de produção Rio-São Paulo. Se você for observar, é um fenomêno que acontece de uma maneira global. Isso tem a ver, lógico, com uma busca por novas histórias, por novos personagens, mas tem a ver também com uma decisão, que eu posso até caracterizar como política, de democratizar o acesso de produção”, acredita Bruno.

Reprodução/ALMT

Bruno Bini

Bruno Bini, cineasta cuiabano, diretor de ‘5 Tipos de Medo’

Bini vai mais longe, ele acredita que é questão de tempo e implementação de novos financiamentos públicos direcionados ao Centro-Oeste para que Mato Grosso desponte com outras produções. Para ele, é perceptível a existência de gargalos no mercado e a necessidade cada vez maior em meio aos espectadores de se reconhecerem por meio do que assistem – seja na TV ou no cinema.

“A partir do momento que você começa a oportunizar investimentos para Norte, Nordeste, Centro-Oeste, até no Sul, você começa a ter microuniversos narrativos sendo contemplados, alcançando os olhos do público. Então, é super interessante, pois você vai ter cenários que você nunca viu, você vai ter sotaques, vai ter histórias, persongaens e isso é muito rico em um país tão continental como o nosso”, explica o cineasta.

Cuiabá tem outros nomes que ganharam espaço no universo nacional, como a atriz que ficou conhecida em novelas da Rede Globo, Totia Meireles, e Carol Moreira, que já atuou como apresentadora do canal da ‘Warner Channel’. Outro destaque é a a série mato-grossense “Entre Longes”, cujos episódios começaram a ser exibidos na TV Brasil neste mês.

Bruni Bini avalia que Cuiabá já rompeu com a linha do tempo da “vanguarda”, em que o pionerismo era a palavra de ordem e está consolidada no mercado audiovisual.

“Existe um cenário audiovisual em Cuiabá que pode se considerar consolidado, que tem um grupo de pessoas que realmente dizem viver do audiovusl. Você tem filmes realizados aqui sendo exibidos em grandes festivais no Brasil e no exterior, produções estão sendo exibidas nas TVs. Então, a gente pode dizer com tranquilidade que existe um cenário do audiovisual que sim, ainda pode e deve crescer, mas é um cenário consolidado”, finaliza o cineasta.

 

Fonte:https://www.hnt.com.br/cuiabanalia/ator-cuiabano-diz-que-espectador-brasileiro-esta-atento-ao-regionalismo-ao-estrear-longa-na-capital-veja-video/404663

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize