25/05/2024

Operação mostra que postos de MT eram abastecidos com combustível adulterado

Por:  Andréia Oliveira

Uma operação da Polícia Civil (PC) e Ministério Público desarticulou uma organização criminosa que fornecia combustível adulterado para Mato Grosso (MT), Espírito Santo (ES), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A Operação Lídima foi deflagrada nesta segunda-feira (3) e mostra que uma organização criminosa do Espírito Santo adulterava o combustível com água e solvente.

Para quem abastecia nesses postos envolvidos no esquema o prejuízo era certo, já que o combustível batizado danifica o motor e acaba mais rápido, ou seja, o carro abastecido dessa forma bebia mais.

A Justiça do ES determinou que fossem cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e oito de prisão temporária, porém apenas 14 mandados foram cumpridos. Ainda foram cumpridos 45 mandados de busca e apreensão. Nenhum no Estado de Mato Grosso.

Conforme informações, componentes e solventes que eram comprados para a fabricação de produtos como tintas e verniz eram desviados para a produção de combustível. Empresários abriam empresas de fachada para pagar menos impostos com a finalidade de lucrar com a venda de gasolina e etanol.

Autoridades do Espírito Santo informaram que uma empresa mato-grossense teria participação no esquema. Em razão do sigilo da investigação, o delegado Raphael Ramos, do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc) da Polícia Civil, preferiu não fornecer o nome desta empresa, nem mesmo a cidade onde ela atua.

De acordo com investigações, a organização teria ocasionado excessivos prejuízos aos cofres públicos, aos consumidores e à sociedade. A Polícia, no entanto, não informou o montante do prejuízo.

Ainda não há um levantamento sobre a quantidade de combustível adulterado nem de valores sonegados. Mas só nesta segunda-feira (3) a Polícia apreendeu 100 mil litros de etanol que seriam distribuídos de forma ilegal.

A operação teve o apoio da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Fonte: www.agoramt.com.br

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize