A publicação apresenta processos e procedimentos dos fluxos de atividades da Secretaria

A cadeia de valor e eixos de atuação da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) estão agora disponíveis para consulta do público interno e externo. Acessível na página Gestão por Processos, a publicação apresenta processos e procedimentos dos fluxos de atividades da Secretaria.

A publicação permite o acesso aos seis eixos do processo primário da Secel: gestão de políticas públicas de cultura, esporte e lazer; preservação do patrimônio histórico; desenvolvimento da economia criativa; gestão de equipamentos culturais; gestão de bibliotecas públicas e desenvolvimento e práticas de esporte e lazer.

Também está disponível o Manual Técnico de Processos e Procedimentos, que traz a parte documental composta pela identidade organizacional, competências definidas em lei, sistemas corporativos informatizados e a base legal. O documento promove e propõe a sistematização de um conjunto de normas, diretrizes, processos e procedimentos para auxiliar na tomada de decisões, bem como, orientar os servidores na execução das atividades.

Com o objetivo de padronizar, organizar e facilitar o trabalho na administração pública estadual, a sistematização foi introduzida por meio do portal ‘Gestão por Processos’ da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), local que agrupa procedimentos e processos governamentais.

O agrupamento e organização das informações da Secel foram conduzidas de forma sistematizada e criteriosa pelo Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER). Além do portal da Seplag, a publicação pode ser acessada nos sites www.cultura.mt.gov.br e www.esportes.mt.gov.br. Link direto aqui.

Ainda está em fase de construção a inserção do mapeamento e modelagem de processos, seus fluxos de atividades e indicadores de desempenho.

De acordo com o gestor governamental Paulo Moura, que coordena o NGER da Secel, a publicação traz benefícios para a padronização, previsibilidade e agilidade dos processos e atividades do órgão e para a continuidade dos serviços prestados à sociedade.

“Com processos bem delineados e com foco no objetivo estratégico, caso ocorra substituição de servidores em áreas de atuação críticas para o bom desempenho do governo, o mesmo rito pode ser seguido sem a necessidade da transmissão direta de conhecimento de um para outro”, explica Paulo Moura.

Todos os eixos de atuação e diretrizes expressam a missão Secel, que é proporcionar desenvolvimento humano e social por meio das políticas de cultura, esporte e lazer.

“A reunião de informações de forma sistematizada é um marco na qualidade da gestão da Secretaria. É um instrumento facilitador dentro da administração pública e oferece transparência sobre as atividades aqui desenvolvidas”, destaca o titular da Secel, Alberto Machado, o Beto Dois a Um.

 

fonte: http://www.secel.mt.gov.br/-/17286991-secel-disponibiliza-procedimentos-e-atividades-executadas-pela-pasta-em-portal-online